Woshibaii
“Você pode por favor explicar o por quê você fez isso?” Esse é um comentário recorrente no Instagram do chinês Woshibaii. Usando linhas simples, suas histórias brincam com nossa certeza. Me é uma experiência comum não compreender, para então entender do que se trata os desenhos e por final não ter certeza se entendi. Não são histórias completamente abertas. Elas têm caminho, direção. Mas dicas, não placas de “vire a direita”. Os últimos trabalhos de Woshibaii passaram a mesclar narrativas tradicionais ao seu estilo. Então sugiro experimentar os posts recentes e também os mais antigos.

Se me fosse permitido em um estalo aprender a desenhar como qualquer pessoa no mundo, minha opção seria Alexandra. Essa artista é tão incrível que eu posso ignorar os traços e as cores para te chamar a atenção para os balões. Quando for ver este perfil, preste a atenção nas letras, nos formatos e como eles se relacionam com as bordas e os desenhos. Eu amo uma Alexandra.

Uma brisa forte em formato de quadrinhos. Este perfil postar 365 dias de aquarelas que vão de mensagens (aparentemente claras) até algumas que dão nós mentais. Há alguma similaridade nas reações com Woshibaii, mas a forma é um tanto mais poética. Orgânica talvez. Neste perfil como sugere o nome não há palavras. Apenas imagens e cores. Quando fizer seu café da tarde, aproveita e dá uma olhadinha no desenho do dia.

Meninos vestem azul. Eric Schwarz é o dono deste perfil feito na sua maior parte em azul. Ele fala de sentimentos e de como foi crescer sendo não binário (será que ele deveria usar roxo?). As histórias são muito delicadas e constantemente retratam um instante onde a vida foi vida. Às vezes com dor, as vezes com esperança e sempre com amor.
